Facebook BTT Lazer

Google+ BTT Lazer

 

Início | Notícias

 

LOCALIZAÇÕES IMPORTANTES - Subida Épica

Neste mapa estão identificados os seguintes locais:

     + Parque de estacionamento - Escola Básica da Ponte das Três Entradas

     + Secretariado - ALVA VALLEY HOTEL

     + Partida Real - Quilómetro Zero 

 

                                       Subida Épica

                                        31 de julho de 2016

Esta subida começa na carismática Ponte das Três Entradas e termina junto à capela do alto do Colcurinho,  lugar de romagem para muitas pessoas da região. Toda a subida apresenta inclinações relativamente moderadas (entre os 4% e os 6%), exceto nos dois quilómetros finais , quando sai à esquerda da Estrada Municipal 508 para uma estrada estreita que circunda as torres das eólicas e segue direta à capela do Alto do Colcurinho. Neste troço as inclinações sobem significativamente, ultrapassando os 10%, tornando-se particularmente desafiante, a lembrar por vezes o conhecido Angliru. À chegada ao alto, a vista recompensa todo o esforço desenvolvido nesta Subida Épica, com uma das melhores panorâmicas sobre a Serra da Estrela e sobre o Piódão.

Outras das características desta subida é a variedade de cenários por onde passa. Na sua primeira metade, as passagens  pelas Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem aqui e acolá vislumbrando o Vale do Alvoco. Na segunda metade do percurso, as árvores desaparecem e a vista abre-se para uma  espectacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor. O atravessamento do Santuário da Srª das Preces em  Vale de Maceira, é uma das imagens de marca desta subida e pode ser o local de paragem ideal para se refrescar no bar local, aproveitando as sombras existentes neste local.

O asfalto é muito bom, piorando apenas no estreito setor final de dois quilómetros. No entanto, é perfeitamente compatível com as bicicletas de estrada, tanto a subir como a descer, embora seja aconselhável descer este setor com cautela.  No atravessamento da Aldeia das Dez e do Santuário de Vale de Maceira, o piso é em pavé regular, com troços de aproximadamente 600 e 300 metros.

Visitantes

Visitas
692
Artigos
174
Ver visitas de Artigos
348762